Você sabe o que é um Planetário?

 

Há 12 anos, a Cidade da Criança de Presidente Prudente possui o Planetário “Dr. Odorico Nilo Menin Filho”, que oferece a população apresentações gratuita com simulações do céu, sobretudo noturno, vídeos sobre astronomia e ainda realizam uma visita ao Museu Astronômico, que fica em suas dependências. Com capacidade para 91 pessoas em cada sessão, o Planetário apresenta diferentes filmes adequados às faixas etárias dos espectadores.

 

Os interessados podem agendar sessões durante a semana ou assistir a exposição gratuitamente aos domingos, às 16h.

 

*** O Planetário é um local onde acontecem apresentações sobre astronomia, que simula o céu de acordo com a data e o local de observação. É normalmente constituído por uma cúpula e por uma máquina colocada no seu centro, que projeta os diferentes objetos celestes, onde se exploram e explicam conceitos da astronomia.

 

Conheça os curtas apresentados:

 

Infantil – Nordon e Shalissa: Um encontro cósmico – Shalissa e Beto partem para uma viagem espacial a bordo da nave Planetário. Vivem então diversas aventuras ao lado de Nordon, um ser extraterrestre procedente do planeta Tatenlós, que os ajudam a voltar para a Terra. Nessa viagem, eles conhecem os planetas do Sistema Solar, aprendem a se guiar pelas estrelas e a cuidarem do nosso planeta. (40 min)

 

Tainakan: Estrela da Manhã – Conta a história de um indiozinho com o nome Tainakan que sai para caçar um Caititu (porco do mato), quando percebe que está muito longe da sua tribo, e já estava anoitecendo. Diante dos perigos da mata á noite, Tainakan resolve retornar para sua tribo na manhã seguinte. Tainakan se acomoda em um galho da árvore mais alta da mata, diante da escuridão sente muito medo, mas ao avistar a lua, sua Deusa Jaci, envolta com os brilhos das estrelas que clareavam a noite escura na mata, Tainakan sente-se seguro e resolve conversar com ela. Durante o enredo da historia a lua explica para o indiozinho todo o funcionamento do sistema solar. (42 min)

 

Aniversário de Pingo – Pingo é um menino muito esperto que está completando 10 anos. Impossibilitado de comparecer à festa do neto, o avô de Pingo, um astrônomo profissional, lhe envia um presente muito especial: um par de partículas subatômicas que têm como missão explicar ao menino tudo sobre o Universo e as estrelas. Desconfiado a princípio, Pingo logo fica amigo do próton (a quem ele chama de Tontão) e do elétron (Lelé), e juntos eles passam uma inesquecível noite conversando sobre as estrelas, os planetas e as constelações. (30min)

 

Livre – Céu 3º Milênio – O filme faz uma apresentação da Astronomia (ciência do céu), e sua importância para a humanidade. A curiosidade do homem diante de alguns fenômenos celestes e a busca de novos conhecimentos e explicações. Simulações do céu atual das grandes cidades com o céu de 3 mil anos atrás, são realizadas comparações entre as diferenças causadas no decorrer dos anos, como por exemplo, a poluição que dificultam a observação do céu ao olho nu.  (45min)

 

Voyager (O mensageiro das Estrelas) – A Missão Voyager foi um programa de sondas de espaço profundo que pesquisou os confins do nosso Sistema Solar. Consistiu em duas missões: Voyager 1 e Voyager 2, ambas lançadas em 1977 pela NASA. Seu lançamento foi feito de modo a aproveitar uma chance única: todos os planetas gasosos estariam de tal forma dispostos que, uma nave viajando rumo aos confins do Sistema Solar poderia cruzar com todos os quatro planetas sem ter que alterar sua trajetória. As sondas Voyager transmitem de forma ininterrupta sinais para a Terra a mais de 30 anos e nos enviaram fotos de 4 Planetas, 48 Luas, a Atmosfera Solar e o Meio Interestelar, das quais veremos algumas delas. Relata sobre o nascimento do Universo, formação das Galáxias Estrelas. Localização e nascimento do Sol nas Galáxias. Conhecendo o interior da Galáxia, a importância da Estrela, seu nascimento e morte. (43 min)

 

Universitário – Marte – Relata a semelhança que Marte tem com a Terra, alguns questionamentos se há vida ou não lá, a sua cor avermelhada e por causa disto atrai tanto a nossa atenção. As considerações de como ele era identificado no passado. A curiosidade do homem em compreender os mistérios do céu, observando o céu por milhares de anos. Uma idéia dos movimentos dos planetas identificando como astros errantes no meio das estrelas. Sobre os planetas do nosso sistema solar, geocêntrismo e o heliocêntrismo. As sondas que foram lançadas e a ideia da terraformação que é provocar um aquecimento global para elevar a temperatura a uns 70 graus fazendo água fluir novamente. (50 min)

 

Serviço: Para agendar sessão no Planetário (18) 3902-9333 – Maria

Faça um Comentário




Voltar Topo