Equipe do hospital veterinário da Cidade da Criança registra um dos menores marsupiais do mundo
15/06/2016
O hospital veterinário do Parque Ecológico da Cidade da Criança recebeu, nesta semana, a visita ilustre de um dos menores marsupiais do mundo, da espécie Gracilinanus agilis, mais conhecido como catita ou cuíca, o nome pode variar de uma região para outra.
A catita ou cuíca é um marsupial, ou seja, possui uma bolsa abdominal para abrigo e desenvolvimento dos filhotes. “Dentro desse grupo se encontram, por exemplo, os cangurus, gambás e coalas”, explica Isabela Alves de Lima, bióloga do Parque.
A catita da espécie Gracilinanus agili, mede de 20 a 25 centímetros aproximadamente, animal solitário e de hábitos noturnos, apresenta uma dieta onívora, logo, sua alimentação possui fonte animal e vegetal, a cuíca tem preferência por insetos e frutos.
O pequeno visitante do hospital veterinário estava bem e foi devolvido a mata em segurança. “Provavelmente o animal buscava abrigo do frio intenso, já que entrou diretamente em nossa sala, mesmo não sendo seu habitat natural” conta a bióloga Isabela Alves de Lima.