Funcionários da Cidade da Criança participam de curso para formação de brigadista de incêndio

25/10/2016

Os colaboradores da Cidade da Criança participaram na tarde desta terça-feira, (18), de um curso para a formação de uma Brigada de incêndio. A equipe será constituída por funcionários que atuam tanto no Parque Aquático quanto no Parque Ecológico.

 

Ministrado pelo técnico em segurança do trabalho do parque, Vinícius de Oliveira, o curso, de enfoque teórico e prático, abordou noções básicas de avaliação e combate a princípios de incêndio.

 

“A brigada de incêndio prepara um grupo de funcionários da empresa para atuar em situações de emergência, os brigadistas devem inspecionar rotas de fuga e orientar pessoas em caso de uma situação de perigo, mas nunca devem colocar a própria integridade risco”, argumenta Oliveira.

 

Os brigadistas receberam noções de prevenção contra incêndio, uso correto de extintores e sinalização de emergência. “Aprendi a maneira correta de manusear um extintor e, a identificar que tipo de extintor deve ser usado de acordo com a classe de incêndio”, revela Paulo Henrique da Silva, serralheiro do parque.

 

O curso foi dividido em dois módulos, a primeira etapa de conhecimentos teóricos e no segundo momento foi realizada uma simulação de princípio de fogo, na qual os brigadistas manusearam extintores com pó químico seco, com gás carbônico e com água pressurizada.

 

A primeira ação da brigada de incêndios da Cidade da Criança, por iniciativa de um dos membros, foi criar uma tabela de codificação para comunicação via rádio para tornar o diálogo entre os brigadistas mais objetivo.

 

O almoxarife, Dalton Delfim Neto aprovou o curso, “achei interessante e proveitoso, a brigada facilita a ação em um momento de ocorrência e pode evitar que algo mais grave aconteça”, revela Delfim Neto.

 

Brigada de Incêndio

Os brigadistas são funcionários capacitados dentro da empresa para realizar atendimentos de emergência, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes. A Brigada não substitui a ação do Corpo de Bombeiros, em caso de incêndio o recomendado é acionar imediatamente o telefone 193.

Faça um Comentário




Voltar Topo