Cervo nasce no zoológico do Parque Ecológico Cidade da Criança

17/08/2017

Protegido pela mãe, Bambi, o mais novo Cervo Sambar (Rusa unicolor) do zoológico do Parque Ecológico Cidade da Criança encantou a equipe do hospital veterinário desde o nascimento em 07 de agosto.

 

O filhote nasceu após uma gestação entre 7 e 8 meses, de acordo com a veterinária Érica Silva Pellosi o desenvolvimento é considerado normal, a mãe amamenta e cuida do bebê. “Os dois estão separados do bando apenas por precaução, para que não haja o risco do filhote se machucar próximo aos adultos”, explica.

 

‘Bambi’ pesa cerca de 3 quilos e se alimenta de leite materno, na manhã desta quarta-feira (16) comeu pela primeira vez ração de potro, outros alimentos serão inclusos na dieta do filhote aos poucos, a alimentação é preparada pelos tratadores sob a orientação da zootecnista do parque Glenda Rosa Siqueira Santos.

 

Quatro dias após o nascimento, o filhote tenta ficar em pé. “‘Bambi’ é filho do único macho não castrado do bando, ‘Rudolph’, como é conhecido, é mantido em um local separado das fêmeas para controlarmos o número de nascimentos”, explica a bióloga Isabela Alves de Lima.

 

O macho da espécie realiza a troca de chifres anualmente, sendo que antes do próximo acasalamento os chifres já estão crescidos. O grupo de cervos da Cidade da Criança é formado por 24 animais, contando com o filhote.

 

De acordo com o coordenador do hospital veterinário Vivaldo Lauro Langhi Netto, existe um controle na população da espécie no zoológico para que todos os animais fiquem acomodados em um espaço apropriado.

 

“Quando a atual gestão assumiu o parque todos os machos adultos já estavam castrados, assim que os chifres do ‘Rudolph’ caírem o animal também passará por uma cirurgia de castração”, conta.

Faça um Comentário




Voltar Topo