Especial Zoo: Caracarás possuem grande capacidade de adaptação, habitam campos e áreas urbanas

10/01/2018

O caracará (Caracara plancus) já inspirou compositores, como João do Vale e José Cândido, que popularizaram o animal através do verso ‘carcará pega, mata e come’, mas apesar de ser conhecida também como gavião caracará, a ave é da família dos falcões.

 

A ave, comumente encontrada em campos e pastagens habita, até mesmo, centros urbanos. A bióloga Isabela Alves de Lima explica que é muito comum encontrar espécimes em locais ocupados por seres humanos “O caracará possui uma grande capacidade de adaptação ao ambiente antrópico”.

 

Animal onívoro, ou seja, alimenta-se de pequenos mamíferos, invertebrados em geral e animais mortos. O aviário “Morada dos Pássaros” abriga atualmente três caracarás, sendo dois machos e uma fêmea.

 

O carcará adulto possui em torno de 56 centímetros, a coloração varia entre o marrom e o preto, com a cabeça branca e penacho preto. O pescoço possui listras em preto e branco e as pernas amarelas, a fêmea é um pouco maior que o macho.

 

Uma curiosidade sobre a espécie é que a cor do rosto do macho pode mudar de vermelho para amarelo. “A coloração muda em épocas reprodutivas, mas também com mudanças de temperamento”, comenta a bióloga.

 

Os gaviões carcarás são comumente encontrados em todo o Brasil, na natureza vivem solitários ou em casais, em alguns caso podem ser vistos em pequenos grupos.

 

Faça um Comentário




Voltar Topo