NOTA – Esclarecimento sobre as mortes de macacos-prego

05/12/2019

Na última semana macacos-prego apresentaram sinais clínicos de diarreia aquosa profusa e desidratação. Seis animais foram capturados, sendo que, quatro vieram a óbito e dois, depois de tratados, estão bem. Durante este período a Cidade da Criança comunicou a Vigilância Epidemiológica que prontamente auxiliou em todos os procedimentos instituídos pelo Ministério da Saúde.

 

Além da Vigilância Epidemiológica, a Cidade da Criança também se reuniu com membros da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), Vigilância Sanitária, Instituto Adolfo Lutz e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), cumprindo todo o protocolo exigido. Segundo este protocolo, foi realizada a coleta de material dos animais enviados aos laboratórios competentes. Estamos aguardando o resultado para o fechamento do diagnóstico definitivo. Os resultados saem dentro de aproximadamente 20 dias.

 

Desde então, não houve nenhuma alteração comportamental nos animais que estão em observação constante da equipe técnica do Parque Ecológico da Cidade da Criança. Solicitamos que a população não ofereça alimentos aos animais de vida livre, que circulam por toda a área da Cidade da Criança.

 

Lembramos que é aconselhável que toda visitação em área de mata, no território nacional, seja realizada com a carteira de vacinação do visitante em dia.

Faça um Comentário




Voltar Topo