Enriquecimento ambiental muda a rotina dos periquitos-de-encontro-amarelo da Cidade da Criança
25/07/2020
A equipe do hospital veterinário elaborou um enriquecimento ambiental para os periquitos-de-encontro-amarelo que utiliza bandejas de ovos e alimentos que pertencem a dieta das aves, com o objetivo de mudar a rotina do plantel e promover maior bem-estar aos psitacídeos.
Com a supervisão da bióloga, Isabela Alves de Lima Sakita, a atividade foi desenvolvida pelos tratadores e o resultado pode ser visto no mais novo episódio da série Bastidores do Zoo. “O enriquecimento ambiental proposto foi do tipo: alimentar e cognitivo, pois o alimento foi escondido, e as aves deveriam buscar uma forma de ter acesso a ele”, comenta a bióloga.
A equipe de tratadores utilizou bandejas de ovos para montar um embrulho, no qual os espaços foram preenchidos com uva, hortaliças, mamão, milho-verde, melão, kiwi e sementes. “Tudo que é oferecido ao plantel é previamente selecionado, deve estar fresco, lavado, cortado de acordo com o tamanho dos bicos e na quantidade ideal para nutrir cada indivíduo”, completa Isabela.
Por enquanto, a entrada de visitantes no local está suspensa, como medida preventiva contra a transmissão do novo coronavírus. Para acompanhar a rotina de trabalho no zoológico, que continua de acordo com protocolos de segurança e higiene, acesse o site e as redes sociais da Cidade da Criança.