Gavião-caboclo pode ser considerado especialista em caçar durante incêndios
27/08/2020
Imponente, o gavião-caboclo (Buteogallus meridionalis) também é conhecido popularmente como gavião-fumaça, o nome popular está associado ao hábito dessa ave de rapina de planar sobre áreas durante incêndios ou queimadas em busca de presas em fuga ou mortas pelo fogo.
O zoológico abriga um casal da espécie de cor ferrugem que pode atingir até 55 centímetros. Sendo que a maior dificuldade na manutenção desses animais está relacionada a alimentação, o mesmo vale para os demais rapinantes do plantel.
“Na natureza se alimenta de pequenos vertebrados (sapos, rãs, ratos, cobras, lagartos) e invertebrados (insetos, caranguejo). No zoológico carne é oferecida diariamente e regularmente a presa viva, como ratos que são criados no biotério do hospital veterinário”, explica o coordenador do hospital veterinário Túlio Henrique de Oliveira Barcelos.
Para mais informações sobre o manejo e cuidados dedicados aos animais do zoológico acompanhe as publicações da série ‘Bastidores do Zoo’ nas redes sociais da Cidade da Criança. Por enquanto, a visitação pública ao parque está suspensa, como medida preventiva contra a transmissão da Covid-19.