Considerada a maior ave das Américas e apesar de não voar, a ema é uma excelente corredora
02/09/2020
A ema (Rhea americana), apesar de semelhante ao avestruz não possui parentesco próximo com ave originária da África, as duas espécies não pertencem a mesma ordem, sendo uma das principais diferenças o tamanho. Já que o avestruz pode chegar a mais de 2 metros de altura, enquanto a ema atinge no máximo 1,75 m.
Pertencente a família Rheidae, a ema é considerada a maior ave das Américas, classificada como ratita, ou seja, não pode voar em decorrência da estrutura das asas e do tamanho do corpo. Porém, são excelentes corredoras e usam as asas para se equilibrar e mudar de direção enquanto correm.
Durante o período reprodutivo o macho fica responsável pela incubação dos ovos e depois pelo cuidado com os filhotes, todas as fêmeas do grupo compartilham o mesmo ninho.
Onívora, a ema alimenta-se de folhas, frutos e sementes, além de insetos e pequenos invertebrados. Além disso, costuma ingerir pedrinhas para ajudar na digestão. Para saber mais sobre a espécie assista ao novo episódio de ‘Bastidores do Zoo’.
Por enquanto, a visitação a Cidade da Criança está suspensa, por conta da pandemia do novo coronavírus. Porém, os trabalhos internos continuam de acordo com protocolos de segurança e higiene para a proteção dos colaboradores.