Enriquecimento ambiental com varal de frutas e verduras altera a rotina das emas do zoológico
04/09/2020
As emas (Rhea americana) do zoológico da Cidade da Criança receberam um enriquecimento ambiental desenvolvido pela equipe do hospital veterinário, com o objetivo de alterar a rotina dos animais e assim promover maior qualidade de vida aos exemplares.
A bióloga Isabela Alves de Lima Sakita, responsável pela atividade, explica que o enriquecimento ambiental aplicado pode ser classificado em dois tipos: “alimentar, pois envolve alimentos; e cognitivo, já que estimula os animais a buscarem uma forma de conseguir comer o almeirão e as fatias de melancia que foram suspensos em um varal”.
Tratadores e a bióloga trabalham em conjunto no desenvolvimento e na aplicação de enriquecimentos ambientais com todos os animais do plantel. A técnica visa promover alterações na rotina dos exemplares do zoológico, com atividades que buscam instigar o olfato e o paladar, a busca por alimento, a movimentação pelo espeço, entre outros extintos naturais.
Por enquanto, a Cidade da Criança está fechada para o público, mas os trabalhos no zoológico continuam, de acordo com medidas de proteção e higiene contra a transmissão da Covid-19.