Estudantes de Ciências Biológicas realizam visita técnica ao Hospital Veterinário da Cidade da Criança
12/09/2020
Os alunos do oitavo termo de Ciências Biológicas da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) realizaram na manhã deste sábado, (12), uma visita técnica ao Parque Ecológico Cidade da Criança. O passeio foi guiado pela veterinária do zoológico, Érica Silva Pellosi.
A visita contemplou a quarentena do hospital veterinário, ambulatório médico, biotério, sala de refrigeração de alimentos, sala de rações, cozinha, e o zoológico. “Este tipo de atividade prática é um diferencial para a formação do futuro profissional. Contar com a parceria do zoológico, garante a vivência de uma área na qual os alunos podem vir a atuar”, conta o professor Rondinelle Artur Simões Salomão, responsável pela disciplina de Manejo de animais silvestres.
Além da rotina de tratamento dos animais do plantel, a turma acompanhou a soltura de uma seriema (Cariama cristata) que estava em recuperação no hospital veterinário, após ser resgatada pela Polícia Ambiental, vítima de um atropelamento na rodovia.
“A ave passou 21 dias em repouso absoluto, pois estava com a perna esquerda fraturada. Após a recuperação total, foram mais 10 dias para fortalecer a musculatura, onde foi observado que ela já conseguia andar normalmente, suportar o peso do corpo em pé, e até mesmo empoleirar”, explica a médica veterinária.
Com todos os indícios de que o animal estava recuperado, a bióloga do parque Isabela Alves de Lima Sakita avaliou que a reintrodução poderia ser realizada dentro da Cidade da Criança, pois o local abriga exemplares da mesma espécie na natureza, o que indica condições favoráveis para a sobrevivência da ave.
Por enquanto, a Cidade da Criança está fechada para visitação pública, como medida preventiva contra a transmissão do novo coronavírus. A recepção dos alunos foi previamente agendada e seguiu padrões de higiene, como o uso obrigatório de máscaras.