Abertura gradual do zoológico visa minimizar estresse em animais
30/09/2020
O zoológico do Parque Ecológico Cidade da Criança estará aberto ao público, a partir de 1° de outubro. O local atenderá com 40% da capacidade total e em horário reduzido. A medida segue as recomendações dos órgãos de saúde para a proteção dos frequentadores e também visa minimizar o estresse causado nos animais pelo retorno da visitação.
Em decorrência da pandemia de Covid-19 a Cidade da Criança suspendeu as atividades em 27 de março deste ano. “Após mais de seis meses sem receber visitantes, os animais se acostumaram a uma rotina com menos ruídos, ou seja, sem o barulho constante de vozes humanas”, conta o coordenador do hospital veterinário Túlio Henrique de Oliveira Barcelos.
Pensando no bem-estar dos moradores do zoológico e seguindo as recomendações do Plano São Paulo do Governo estadual, a visitação estará aberta das 13h30 às 16h, de quarta a sexta-feira, com agendamento prévio obrigatório.
“Os animais precisam se readaptar a presença constante de pessoas, por isso é crucial manter o silêncio durante a visita. O barulho pode assustá-los, gerar estresse e até mesmo causar alterações na saúde, em alguns casos os animais deixam de comer ou ficam extremamente agitados”, explica Túlio.
Aos poucos os animais estarão habituados à visitação, mas o ideal é que o silêncio continue sendo uma regra. “Durante este período sem visitantes observamos que as aves passaram a cantar mais vezes, por exemplo, pois o ambiente tornou-se mais semelhante ao habitat natural”.
“Contamos com a colaboração de todos, para melhorarmos cada vez mais a qualidade de vida dos animais que vivem sob os nossos cuidados. Infelizmente, eles não podem retornar a natureza, cabe a nós garantir o bem-estar e o conforto de cada um”, completa o coordenador do hospital veterinário.
Serviço
Zoológico: aberto com agendamento prévio
Agendamento: WhatsApp (18) 3902-9333;
Dias: Quarta, quinta e sexta-feira;
Entrada: 13h30 às 15h;
Encerramento: 16h;
Capacidade diária: 50 veículos;
Uso Obrigatório de máscara;
Proibido o consumo de alimentos;
Trazer água em garrafas de uso individual;
Demais atividades oferecidas pela Cidade da Criança seguem suspensas.