Ouriço-cacheiro filhote recebe enriquecimento ambiental em alusão ao Dia das Crianças
12/10/2020
A equipe do hospital veterinário da Cidade da Criança preparou uma atividade especial para a Margareth, filhote de ouriço-cacheiro, encaminhada ao zoológico pela Polícia Ambiental com dias de vida, após ser encontrada sem a mãe.
O animal recebeu um enriquecimento ambiental feito com material reutilizável, em alusão ao Dia das Crianças. O circuito interativo tem o objetivo de alterar a rotina da fêmea de ouriço, estimular o olfato e o paladar, garantindo maior bem estar.
A Cidade da Criança não realizará atendimento ao público nesta segunda-feira, 12, Dia das Crianças. Por enquanto, apenas o zoológico recebe visitantes de quarta a sexta-feira, com agendamento prévio. A medida preventiva visa evitar aglomerações e o risco de transmissão do novo coronavírus.
A bióloga Isabela Alves de Lima Sakita explica que o “enriquecimento ambiental é uma técnica aplicada com os animais, que pode ser classificado em diversas categorias, mas a intenção é alterar a rotina dos animais proporcionando qualidade de vida”.
Caixas de papelão, rolos de papel higiênico e outros materiais que seriam descartados, ganharam uma nova função. “Utilizamos esses itens para montar um circuito interativo, a proposta é estimular o ouriço a farejar os pedaços de frutas e explorar o espaço, que é diferente do habitual”, conta a bióloga.
A Margareth ainda não está na área de visitação pública. O animal depende de cuidados constantes da equipe técnica, por ser um filhote órfão. Os outros moradores do zoológico podem receber visitantes que agendarem o passeio pelo WhatsApp 18 3902-9333.
Serviço
Cidade da Criança fechada em 12 de outubro (segunda-feira).
Zoológico aberto de quarta a sexta-feira com agendamento.