Por que devemos evitar fazer barulho no decorrer da visita ao zoológico?
25/07/2021
Durante a visitação ao zoológico é muito comum encontrar placas informativas que pedem silêncio. Esses alertas servem como lembrete para os visitantes da importância de se evitar fazer barulho ao passar pelo local onde são mantidos os animais que dependem de cuidados humanos.
Animais silvestres ficam incomodados com alguns tipos de sons. “Assim como nós, os animais tem capacidade de sentir medo, apreensão e dor. Por isso é tão importante tomar atitudes cuidadosas e respeitosas quando você vai a um zoológico, como: não gritar, não bater palmas, não tentar chamar a atenção deles e nem acordá-los”, explica a zootecnista.
Espécies de hábitos noturnos ou crepusculares, ou seja, aquelas que costumam descansar durante o dia para realizar suas atividades quando o Sol se põe, como por exemplo, o gato-mourisco, cachorros-do-mato e corujas tendem a dormir durante o dia, período em que o parque está aberto à visitação pública.
“Visitar um zoológico implica entender que nem sempre os animais estarão acordados ou ativos no momento da visita”, revela Glenda. Um passeio silencioso possibilita aos animais maior conforto, e estimula hábitos naturais, como o cantar das aves ou a exploração do espaço (os animais não ficarão escondidos).
Além do silêncio é importante respeitar a integridade física dos moradores do zoológico. “Quando visitantes jogam objetos para atrair a atenção dos animais, estes podem ser ingeridos ou causar algum tipo de lesão. Até mesmo um pacote de bolacha pode levar o animal a óbito”, revela Glenda.
Em frente aos recintos há grades e cercas de segurança que devem ser respeitadas, pois evitam acidentes. Quando assustados os animais podem morder, bicar ou arranhar pessoas.
Um dos papéis dos zoológicos é favorecer a educação ambiental, por meio da aproximação do homem com a fauna, gerando conscientização a respeito do papel do ser humano na manutenção da vida e o respeito à natureza.