Cidade da Criança realiza atividades de conscientização pelo Dia Mundial da Água
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Parque Ecológico da Cidade da Criança promoverá neste domingo, 22 de março, ações em alusão à data. As atividades serão direcionadas a toda população e acontecerão no quiosque em frente ao Observatório, das 13h às 16h30.
Dentre as atividades programadas estarão jogos interativos e distribuição de cartilhas direcionadas às crianças. Já o público mais velho será conscientizado sobre a utilização da água e sua importância na biodiversidade através da exposição de maquetes.
Também serão entregues panfletos com dicas para a economia hídrica. “Ações simples como escovar os dentes, tomar banho, limpar a calçada e lavar o carro sem desperdício são essenciais para que no futuro não falte esse bem valioso que é a água”, afirmou Daniela Herrera, Bióloga responsável pelo Zoológico do Complexo Turístico.
Contudo, é válido lembrar que não é apenas o ser humano que depende da água. Dentre todas as espécies de animais, há aquelas que utilizam da fonte como seu habitat, como é o caso dos anfíbios e peixes que necessitam exclusivamente da água doce para sobreviver. “Não somos os únicos seres vivos que dependem da água, os animais também precisam. Não é justo que eles paguem por uma irresponsabilidade nossa. Temos a missão de economizar água e, sobretudo, não poluí-la para a preservação dos mananciais”, concluiu a Bióloga.
Água no Brasil
Se o assunto é água, o Brasil é um país privilegiado. Sozinho, detém 12% da água doce de superfície do mundo, no entanto com a redução da chuva e os altos níveis de poluição causada por dejetos de grandes indústrias e esgoto residencial em rios, lagos e mares, tem reduzido demasiadamente o volume disponível para o consumo. Em consequência, surgem doenças como hepatite, cólera, poliomielite e diarreias infecciosas, além da possível extinção de espécies marinhas.