Alunos do curso de bombeiros realizam treinamento em altura na Cidade da Criança
Com o objetivo de realizar atividades práticas de salvamento em altura, a Cidade da Criança recebeu na manhã deste sábado, 29 de agosto, alunos dos cursos de Bombeiro Civil, da academia Prova de Fogo, e instituição FAL Etec, ambas de Presidente Prudente. Os treinamentos foram realizados no Parque Ecológico e Aquático, respectivamente.
De acordo com Nassim Galindo, da Prova de Fogo, participaram três turmas em formação do curso que tem duração de 210 horas. Foram realizadas ações de salvamento em altura, etapa complementar aos treinos práticos de combate a incêndio, APH e fechamento, conforme exigência da escola do Corpo de Bombeiros. “Hoje eles fizeram atividade na tirolesa, falsa baiana, habilidade de confecção de nó”. Sobre o local, Nassim disse que a Cidade da Criança é propícia para o treinamento, pois é um local amplo, com uma diversidade que oferece novas frentes, além de ser um ambiente espetacular.
O dedicado Macauly Nicolas Faria, aluno da 4° turma, do período vespertino, foi citado como exemplo para a aula prática. Sua intenção inicial era seguir carreira como Segurança, mas após o curso, pretende dar continuidade na carreira militar; “hoje também foi uma oportunidade para conhecer a Cidade da Criança e pretendo voltar aqui para o lazer”, afirmou.
O instrutor do curso da FAL ETEC, Wagner Bertolini, informou que a aula prática consistiu no encerramento de resgate em altura, mas o curso seguirá com outras etapas, como salvamento em incêndio, terrestre, espaço confinado; além de treino que será realizado em São Paulo sobre primeiros socorros. Conforme ele, essa é a primeira vez que alunos do curso civil da instituição realizam treinamento na Cidade da Criança; “nosso município tem deficiência para treinos práticos como esse, mas a torre do Parque Aquático é ideal para o exemplo prático”, complementou.
Para Ivan Nogueira de Sá, aluno da FAL, o curso é uma oportunidade para seguir a carreira civil, o qual é ministra áreas de segurança e demais vertentes, onde sua especialização será em salvamento em altura; “o Complexo Turístico abriu as portas para realizarmos essa tão importante atividade prática e somos gratos”, finalizou Ivan.