Alunos do curso de Zootecnia visitam Zoológico Cidade da Criança
O Zoológico Cidade da Criança recebeu no último dia 28 de maio, a visita de 16 alunos do 3° termo do curso de Zootecnia da Unoeste Campus II em cumprimento da disciplina de Climatologia Animal. Os estudantes foram recebidos pela Bióloga Daniela Herreira e pela Zootecnista Regina Seki, as quais explicaram toda a parte técnica e estrutural do recinto dos animais.
De acordo com Daniela Herreira, a dúvida dos alunos foi em relação às técnicas utilizadas para a temperatura ambiente dos animais; “explicamos a eles como é o auxílio aos animais quando se encontram em temperaturas muito altas ou muito baixas”.
Além de conhecer as adaptações utilizadas para termorregular os animais, eles visitaram as instalações do Zoo, como a cozinha, ambulatórios, quarentenas; “os alunos também visitaram a Celeste, nossa jiboia, a qual está em local especial devido à queda de temperatura”, complementou Regina.
Para a professora Sheila Merlo Garcia Firetti, essa foi uma oportunidade de vivenciar na prática, e ao mesmo tempo é algo próximo para explorar e valorizar a carreira; “é sempre importante para o aluno sair da aula teórica e conhecer de perto o dia a dia de sua profissão”, disse.
No verão, quando as temperaturas estão mais altas, os animais acabam sofrendo muito, e para amenizar, recebem cuidado especial tanto na alimentação quando na infraestrutura de seus recintos. “Para abrandar o calor, além da alimentação, inserimos aspersores que auxiliam na queda da temperatura das aves e sombrite em locais de incidência intensa de sol”, detalhou a zootecnista. Essas pequenas mudanças minimizam possíveis estresse e desidratação em temperaturas elevadas.
Já em temperaturas mais baixas, o cuidado também é especial com a alimentação, onde são realizados pequenos ajustes nos recintos, como introdução de barreiras de vento, lâmpadas para aquecimento dos répteis, fenos, feltros, pós de serra, entre outros.