Aves do zoológico recebem enriquecimento ambiental temático de Natal
25/12/2021
As araras e papagaios do zoológico da Cidade da Criança receberam um enriquecimento ambiental alimentar, desenvolvido com a temática natalina. Este ‘presente’ de Natal visa promover o bem-estar animal, por meio de ações que alteram a rotina dos espécimes e instigam os sentidos.
“O enriquecimento ambiental é uma técnica aplicada de diversas maneiras, pode ser classificado como: alimentar, cognitivo, físico, sensorial ou social. Ou ainda unir mais de uma categoria, mas sempre com o objetivo de promover qualidade de vida e estimular o comportamento natural de cada espécie”, explica a zootecnista Glenda Rosa Siqueira Santos.
Todas as espécies podem receber enriquecimentos ambientais de diferentes maneiras, mas dessa vez a atividade do tipo alimentar foi oferecida pela equipe do hospital veterinário aos exemplares de arara-canindé, arara-vermelha, papagaio-do-mangue, papagaio-verdadeiro, papagaio-galego, periquitão-maracanã e maitaca-verde.
A zootecnista explica que o enriquecimento alimentar ganhou a temática natalina, em celebração às festividades do final de ano. “A dieta das espécies não foi alterada, mas sim, a maneira como o animal recebeu o alimento. Os grãos de ração foram colocados nas fatias de melancia, fazendo com o sabor e a textura estimulassem o paladar dos espécimes”.
O tratador Rafael Furlan Fabri e os estagiários de veterinária Junior Guerreiro e João Gabriel Viana cortaram as fatias de melancia em formato de pinheiro de natal, e os grãos de ração representavam os enfeites da árvore. “O enriquecimento ambiental não substitui a dieta diária do animal, é apenas um complemento”, completa a zootecnista.
Entre os dias 24 e 27 de dezembro a Cidade da Criança estará fechada para visitação pública. O atendimento retornará nos dias 28, 29 e 30, das 10h às 17h, com entrada gratuita no zoológico.