Banhos de chuveiro refrescam aves do zoológico da Cidade da Criança

27/11/2020

As aves do zoológico da Cidade da Criança recebem chuveiradas em dias quentes, a fim de proporcionar aos animais maior conforto térmico, e estimular o comportamento natural de tomar banho.

 

Parte dos viveiros do aviário possuem aspersores instalados, com o intuito de simular a chuva e assim refrescar os moradores do zoológico. “Os aspersores são acionados pelos tratadores em dias de calor intenso, sendo que praticamente todas as aves aceitam esses banhos”, explica a bióloga Isabela Alves de Lima Sakita.

 

“Além disso, oferecemos em dias de temperaturas elevadas sorvetes de frutas, sem açúcar ou conservante, mantemos plantas e árvores ao redor dos recintos para amenizar o calor da nossa região, e também, a presença de água limpa que é trocada diariamente para os animais beberem e se refrescarem”, completa Isabela.

 

A bióloga acrescenta que o hábito de tomar banho é comum entre as aves e tem o objetivo de auxiliar na higienização das penas. “Elas podem utilizar tanto água, quanto areia para se refrescarem ou retirar parasitas externos. Vale lembrar que mesmo com os aspersores, nenhuma ave é obrigada a tomar o ‘banho’, caso não haja interesse em se molhar é possível se refugiar nas áreas fechadas com telhas no recinto e assim se manterem secas”.

 

Mesmo os viveiros que não contam com aspersores, as aves dispõem de espelhos d’água que servem tanto para o banho, quanto para beber água, ou mesmo chão de terra para a limpeza das penas.

 

Faça um Comentário




Voltar Topo