Cachorros-do-mato são capturados no Parque Aquático Cidade da Criança
27/09/2016
O Parque Aquático recebeu a visita inusitada de uma família de cachorros-do-mato (Cerdocyon thous). Na tarde da última sexta-feira, 23, os animais foram capturados pela equipe do hospital veterinário do Parque Ecológico.
A presença dos animais no parque foi percebida pelo agente de manutenção Welder Maciel Mative. “Vi um cachorro-do-mato passando por baixo do portão de acesso lateral do parque, o animal entrou em um bueiro e imediatamente comuniquei a equipe do hospital veterinário”, relata Mative.
O bueiro, localizado atrás do setor de guarda-volumes, fica distante da área de piscinas e da movimentação dos usuários. Foram capturados um adulto e seis filhotes. Após a captura os animais foram levados para o hospital veterinário onde foram avaliados pela veterinária e pela bióloga do parque.
“Os animais estavam saudáveis e assustados, por causa do tempo de captura apresentavam sintomas de desidratação, por isso oferecemos água fresca a todos antes de soltá-los”, conta a veterinária Lilian Gonzalez Bonifácio.
O Parque Ecológico é constituído por 46 hectares de Mata Atlântica, abriga inúmeras espécies de animais e plantas. “O local escolhido para a soltura fica distante da movimentação de carros, para que não haja o risco de serem atropelados, além de poderem ficar tranquilos dentro da mata, sem o incomodo de pessoas”, conclui Isabela Alves de Lima, bióloga.
De acordo com a bióloga “os filhotes possuíam aproximadamente um mês de vida e desmamam após 90 dias, porém, ficam um tempo a mais com os pais aprendendo a caçar e sobreviver na mata”, explica Lima.
O zoológico da Cidade da Criança abriga dois cachorros-do-mato, um macho e uma fêmea. O Parque Ecológico é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, a entrada é gratuita.
O Cachorro-do-mato
O Cerdocyon thous, pode ser encontrado em campos, cerrados e florestas, quando adulto, mede até 64 centímetros de comprimento, possui hábitos noturnos, pelagem cinza, patas pretas ou escuras e a cauda peluda, com a ponta preta. As orelhas são médias e arredondadas e em tons escuros. Alimenta-se de frutas, aves, répteis, pequenos mamíferos, carniça e insetos.