CART promove treinamento na Cidade da Criança de combate a incêndios florestais
30/09/2018
A Cidade da Criança sediou na manhã desta sexta-feira, (28), um treinamento de atendimento a ocorrências em áreas de reflorestamento para brigadas de incêndio promovido pela CART (Concessionária Auto Raposo Tavares) em parceria com o Corpo de Bombeiros.
A iniciativa visa qualificar os agentes para o combate a incêndios florestais nas áreas reflorestadas pela CART em Presidente Prudente, o projeto conhecido como Plano de Auxílio Mútuo (PAM) conta com a participação de equipes da concessionária, da Apta Regional, da Polícia Ambiental e da Cidade da Criança e outras empresas.
O coordenador de operações da CART, Marcos Lanutti frisa a importância de capacitar os agentes para atuar no combate a princípios de incêndio até a chegada do Corpo de Bombeiros ao local. “Esse treinamento é específico para a ocorrência em áreas reflorestadas na região de Presidente Prudente, quando há uma equipe preparada, é possível evitar que a fumaça cause acidentes, e eu o incêndio atinja outras áreas”.
De acordo com o coordenador de políticas ambientais da Cidade da Criança, Bruno Minini Lage Fernandes, a CART possui áreas de reflorestamento próximas ao centro de distribuição de combustíveis da Petrobras, e também possui áreas reflorestadas dentro do APTA.
“A CART e o Corpo de Bombeiros, visando a conservação e preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da nossa região, propuseram a integração dos órgãos com áreas de mata preservada/conservada em um Plano de Ação Mútua, que consiste na prevenção e combate contra incêndios florestais nas áreas de matas existentes nas redondezas do APTA, ETEC, Cidade da Criança, e outras áreas”.
O treinamento foi dividido em teoria e prática, o módulo teórico abordou as possíveis causas de incêndio florestal, a importância da prevenção e os métodos de combate, apresentou equipamentos de proteção individual indispensáveis para a proteção dos brigadistas e bombeiros e exemplos de atuação segura.
Enquanto que o módulo prático possibilitou que os brigadista simulassem um combate ao princípio de incêndio no método direto, ou seja, utilizando bombas costais, abafadores e mangueira. O conteúdo foi exposto pelos bombeiros: 1° Tenente Ferreira, Subtenente PM Mingardi, 3° Sargento PM Cruz e Soldado PM Renato.
O 1° Tenente Ferreira, comandante posto de Presidente Prudente destaca que o combate a incêndios é de competência do bombeiro, mas a responsabilidade é de todos. “Essa sinergia, para que possamos combater o incêndio de vegetação natural é fundamental. A iniciativa da CART é importantíssima ao preparar as brigadas para chegarmos ao objetivo comum, que é preservar o meio ambiente e protegendo a vida”.
Durante o treinamento os brigadistas aprenderam a confeccionar abafadores de fogo, a se posicionarem diante de um princípio de incêndio e a trabalhar em conjunto para preservar a integridade física de todos.
De acordo com o técnico em segurança do trabalho da Cidade da Criança, Vinícius de Oliveira o PAM tem o objetivo de capacitar a brigada de incêndio dos estabelecimentos as margens da rodovia, que abrigam uma área de reserva florestal. “A brigada de incêndio da Cidade da Criança foi formada há dois anos, esse treinamento amplia os conhecimentos dos brigadistas para atuarem em áreas reflorestadas”.
Os funcionários da Cidade da Criança se tornam aptos para atuar com preparo e rapidez em caso de incêndio florestal. “As ações de combate sempre serão coordenadas pelo Corpo de Bombeiros, onde a brigada de incêndio auxiliará no combate ao fogo”, complementa o coordenador de politicas ambientais.