Cerca 600 pessoas acompanharam o eclipse lunar na Cidade da Criança

O Observatório “Anwar Damha”, do Parque Ecológico da Cidade da Criança, em Presidente Prudente, realizou ontem (27) uma observação especial para acompanhar o eclipse lunar total.  Cerca de 600 pessoas que marcaram presença no evento puderam apreciar o mais longo eclipse lunar do século.

“O eclipse lunar é um alinhamento entre Sol-Terra-Lua, em que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, produzindo uma sombra que cobre nosso satélite natural. Existem dois tipos de sombra produzidos pela Terra nesse processo: a penumbra (sombra mais fraca) e a umbra (sombra mais forte). Quando a Lua entra por completo na umbra, chamamos o eclipse de total, como o que ocorreu ontem. Enquanto a Lua esteve inteiramente inserida na umbra, ela não ficou totalmente escura, mas com um tom avermelhado, advindo daí a denominação ‘Lua de Sangue’. Isso se explica, pois, quando a luz solar atinge a Terra, a atmosfera do planeta absorve determinados comprimentos de onda da luz (cores) e projeta outros em direção à Lua, predominantemente o vermelho, dando essa coloração ao satélite”, finalizou o planetarista João Vitor Ramos.

Em  Presidente Prudente, o ponto alto do fenômeno ocorreu das 18:02h (“nascimento” da Lua) às 18:13h (fim da fase total) e das 18:13h às 19:19h (fim da fase parcial). Entretanto, as condições climáticas não favoreceram a observação, pois uma forte nebulosidade encobriu nosso satélite natural por quase meia hora, de modo que não foi possível avistar a fase total do eclipse e o início da fase parcial, restando aos presentes a contemplação da metade final da fase parcial. Em seguida houve a fase penumbral do eclipse, quando a Lua aos poucos foi perdendo seu tom avermelhado.

Para quem permaneceu no local após o eclipse, houve também a observação dos planetas Vênus, Júpiter, Saturno e Marte, este último em sua segunda maior aproximação da Terra em 60 mil anos.

Serviço

O Observatório ‘Anwar Damha’ é gratuito e aberto ao público as quintas e sábados, das 19h às 22h. Em caso de chuva ou céu encoberto, a observação é cancelada.

Faça um Comentário




Voltar Topo