Cidade da Criança apoia o Dia Nacional de Urubuzar
Com intuito de reduzir a mortalidade de milhões de animais selvagens atropelados em todo o Brasil e garantir a segurança dos motoristas, no dia 15 de novembro, acontece o Dia Nacional de Urubuzar, organizado pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) e Sociedade de Zoo e Aquários do Brasil (SZB). Em apoio, o Parque Ecológico da Cidade da Criança irá distribuir folders e adesivos sobre a campanha, além da exposição da faixa.
De acordo com a Bióloga do Zoológico da Cidade da Criança, Daniela Herreira, a data é importante para a divulgação do sistema que foi criado pelo professor Alex Bager, da Universidade Federal de Lavras. “A cada vez que uma pessoa encontrar um animal atropelado vai poder registrar uma foto dele e encaminhá-la através do aplicativo, assim, será possível revelar quais são as estradas que precisam de sistemas para proteger a fauna”, afirma a bióloga. O sistema URUBU pode ser baixado pelo APP STORE e está disponível para Android e iOS.
Segundo o “atropelômetro” divulgado no site da CBEE, neste ano, mais de 410 milhões animais foram mortos nas estradas brasileiras. Dentre eles, estão o cachorro-do-mato, gambá, onça, coruja e pequenos vertebrados, sendo a região sudeste a mais vulnerável.