Cidade da Criança apresenta novo morador; corujinha-do-mato já pode receber visitas no aviário

29/10/2017

O Parque Ecológico da Cidade da Criança tem um novo morador no aviário ‘Morada dos Pássaros’, a corujinha-do-mato (Megascops choliba) tem aproximadamente um ano de idade, é um macho que foi acolhido pelo parque após ser abandonado dentro de uma caixa.

 

A ave foi encontrada pelo Corpo de Bombeiros ainda filhote dentro de uma caixa, a Polícia Ambiental encaminhou a corujinha para o hospital veterinário da Cidade da Criança, onde permaneceu em observação até ser enviada para o aviário.

 

De acordo com a bióloga Isabela Alves de Lima, a corujinha-do-mato se alimenta principalmente de carne. “Oferecemos a presa viva para que ele mantenha seu instinto de caça”, explica.

 

A corujinha é carinhosamente chamada de ‘Princeso’, “a escolha do nome é uma brincadeira, pois assim que chegou ao hospital a equipe deu o nome de ‘Princesa’, mas após o exame de sexagem descobrimos que era um macho, então resolvemos chamá-lo de ‘Princeso’ mesmo”, brinca a bióloga.

 

Características físicas

Essa espécie de coruja é menor do que a coruja buraqueira, que mede de 20 a 22 centímetros, esta pode ser vista livre pelo Parque Ecológico e tem o hábito de fazer ninhos no chão de terra. “O recinto foi adaptado para receber o ‘Princeso’ por causa do tamanho, a tela foi trocada por uma de polegada menor”, conta Lima.

 

A corujinha-do-mato é um animal comum da região, mas é difícil ver um espécime na natureza por causa da coloração que se mistura com a vegetação. “Além de pequena, a ave prefere ficar em cima das árvores”, completa a bióloga.

 

Outra característica interessante são as ‘orelhinhas’ no topo da cabeça. “Na verdade são peninhas mais altas, a corujinha possui olhos amarelados, rosto cinza claro com faixas laterais pretas, corpo cinza amarronzado e riscos escuros no peito”, revela.

 

O habitat natural da corujinha-do-mato é beira de matas e capoeiras, a ave evita florestas densas, e pode facilmente ser vista também em parques, na cidade e em fazendas. 

 

Uma característica muito conhecida das corujas é a capacidade de girar a cabeça para trás até 127 graus, a bióloga explica que isso se deve as vértebras cervicais sensíveis que permitem essa rotação. “Todas as aves possuem essa capacidade, porém a coruja é mais perceptível devido ao posicionamento frontal dos olhos delas”, frisa.

 

‘Princeso’ pode receber visitas no aviário de terça a domingo das 9h às 17h, a entrada no Parque Ecológico é gratuita. O recinto da ave está localizado em frente ao espaço ocupado pelo bugio-preto.

Faça um Comentário




Voltar Topo