Cidade da Criança descarta 300 quilos de resíduos no Mutirão do Lixo Eletrônico

10/06/2017

A Cidade da Criança descartou o montante de lixo eletrônico acumulado no último ano, os resíduos serão enviados para o Mutirão do Lixo Eletrônico realizado ontem (sexta-feira, 09) e hoje (sábado, 10) em Presidente Prudente.

 

São fontes de computadores, placas de circuitos, monitores, pilhas, baterias de aparelhos eletrônicos e CPUs, estima-se que cerca de 300 quilos de resíduos, descartados pela Cidade da Criança, foram enviados para o Mutirão realizado pela Prefeitura Municipal em parceira com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) no Parque do Povo.

 

De acordo com o coordenador de políticas ambientais do parque, Bruno Minini Lage Fernandes, o chamado e-lixo pode conter em sua composição metais pesados como chumbo, mercúrio, cádmio, cobre, níquel, cromo ou manganês, o descarte incorreto de componentes eletrônicos é capaz contaminar grandes áreas de solo e consequentemente lençóis freáticos.

 

“Esses contaminantes são cumulativos, ou seja, podem infectar os animais, principalmente os animais aquáticos como os peixes, e se consumidos, contaminar seres humanos”, explica Fernandes.

 

Segundo a CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) e a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) é considerado lixo eletrônico todo resíduo gerado a partir de aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, além de seus componentes como pilhas e baterias.

 

O coordenador e políticas ambientais ressalta que a Cidade da Criança tem como uma de suas missões a preservação e conservação do meio ambiente. “Já é costume do parque reciclar materiais e efetuar a disposição de resíduos sólidos de maneira correta”.

 

O e-lixo coletado este ano pelo Mutirão será doado para empresas que possuem certificação ISO-1400 (garantia de preocupação ambiental) e licenças que autorizam o manuseio desse tipo de resíduo.

 

“A população interessada deve procurar os ecopontos disponíveis na cidade para descartar de maneira correta o lixo eletrônico, colaborando assim com a conservação e preservação do meio ambiente”, destaca Fernandes.

 

O Mutirão

A 10º edição do Mutirão do Lixo Eletrônico de Presidente Prudente é uma realização da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação em parceria com a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste). Disponibiliza neste sábado (10) dois pontos de recolhimento de materiais, no Parque do Povo quatro carretas ficarão disponíveis até às 16h e no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, o recolhimento segue até às 13h.

Faça um Comentário




Voltar Topo