Cidade da Criança irá realizar método contraceptivo em capivaras

Como forma de combater os carrapatos, os quais usam a capivara como sua hospedeira, a Cidade da Criança irá realizar método extra contraceptivo para diminuir a população da espécie através de remédio homeopático inserido na alimentação do animal. A ação é autorizada pelo Centro de Manejo de Fauna Silvestre da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, responsável pela análise de projetos e emissão da autorização de manejo In Situ para ações na fauna silvestre em vida livre.

 

De acordo com a veterinária Vânia Leonel, os medicamentos usados serão: Block Cio (para diminuir a fertilidade e libido) e o Parasiti 100 (controle de carrapato), ambos da Real H- homeopático – que serão colocados em cocho na mata com a comida do animal. Segundo a profissional, por ser remédio natural, a composição é feita da molécula do próprio ectoparasita, o que não prejudica a saúde da espécie.

 

Dentre demais prevenções, já são realizados: agendamento de utilização de inseticida em determinadas áreas; exames através de amostragem (onde nunca foram identificados vírus da febre maculosa); aparamento do gramado a cada 15 dias; cercamento em locais permitidos, evitando o acesso da espécie em alguns ambientes frequentados por pessoa, e fechamento periférico do Parque.

 

Além disso, conforme Adolfo Padilha, é realizado o trabalho de informação em toda a extensão do Parque, através da exposição de placas, e conscientização de educação ambiental junto às excursões, tornando a divulgação ainda mais completa. “O Parque está totalmente sinalizado indicando as áreas onde os usuários não podem entrar sob o risco de ter contato com esse parasita”.

 

 

Faça um Comentário




Voltar Topo