Cidade da Criança realiza curso de capacitação para brigadistas
Na última semana, na Cidade da Criança, foi realizado o treinamento prático da Brigada de Incêndio, que atende a Lei NR23. Ao total, foram 20 participantes, entre funcionários e brigadistas.
De acordo com Zenilda Pereira do Amaral, Técnica de Segurança do Trabalho do Complexo Turístico, a brigada de incêndio foi implantada no Parque em maio 2013, em atendimento à NR23 – Norma Regulamentadora que disciplina sobre as regras complementares de segurança e saúde no trabalho, previstas no art. 200 da CLT, a qual estabelece que toda empresa deve oferecer treinamento de proteção e prevenção contra incêndio. “A cada seis meses deve ser feita uma reciclagem de brigadistas. Aqui, nós treinamos 12 funcionários na formação, mas o número determinado para nós são oito”, afirma a técnica.
Por ser uma área aberta, a Cidade da Criança é considerada como risco grau um. Com isso, a estrutura possui 65 extintores no total, que anualmente são trocados. “Além de ser feita a reciclagem de aparelhos, os novos colaboradores aprendem a manuseá-los. Eles são treinados para ficar atentos ao princípio de foco de incêndio e capacitados para agir. Em dois minutos, já pode não ser mais possível conter uma chama”, completa Zenilda.