Com amendoim e pipoca, animais ganham festa junina em zoológico da Cidade da Criança
16/06/2020
Os animais do zoológico da Cidade da Criança receberam nesta terça-feira, (16), a alimentação de uma maneira diferente da habitual. As bandejas foram inspiradas em comidas típicas de festas juninas e oferecidas especialmente para as aves do plantel, como enriquecimento ambiental.
Milho-verde, amendoim, batata-doce, morango e até pipoca foram introduzidos à refeição do dia, que ainda inclui ração específica para cada espécie, hortaliças e sementes, em alguns casos. “Todos os preparos são pensados de acordo com as características e necessidades dos animais, sem prejudicar a dieta desenvolvida pela zootecnista, como por exemplo, a pipoca que é estourada sem utilização de óleo ou tempero”, conta o Coordenador Hospital Veterinário, Tulio Henrique de Oliveira Barcelos.
A bióloga Isabela Alves de Lima Sakita explica que “o ato de oferecer alimentos ou atividades que fujam da rotina que os animais estão acostumados no zoológico, consiste na técnica conhecida como enriquecimento ambiental. Toda atividade é ofertada de forma a estimular comportamentos naturais da espécie, rompendo a monotonia e levando assim a um maior bem estar”.
Com frequência são realizados enriquecimentos ambientais com o plantel. Anualmente a atividade temática de Festa Junina é aberta a população durante o horário de visitação no Parque Ecológico. Porém, a Cidade da Criança está fechada temporariamente para o público por conta da pandemia de Covid-19, mas a equipe do hospital veterinário preparou as comidas típicas, mesmo sem a presença de turistas, para benefício dos animais.
O trabalho no zoológico não pode parar. Mais informações sobre o retorno do atendimento ao público na Cidade da Criança nas redes sociais e no site oficial. Para a proteção de funcionários e dos animais do plantel, são seguidas todas as recomendações de proteção instituídas pelas autoridades em saúde.