Complexo astronômico Cidade da Criança contribui para aula sobre constelações
10/02/2017
Os estudantes do 4° ano do Colégio Triedro de Presidente Prudente, acompanhados da professora de Ciências, participaram de uma aula sobre astronomia, nesta quinta-feira (09) no Planetário “Dr. Odorico Nilo Menin Filho” na Cidade da Criança.
A aula ministrada pela professora Gisele Cristina Salvador abordou as constelações e o Sistema solar o conteúdo foi aprofundado na sessão noturna especial realizada no planetário. “A intenção era observar o céu com os telescópios do Observatório, infelizmente o tempo nublado desencadeou uma mudança de planos, e aceitamos assistir a uma sessão no Planetário”, conta a professora.
Desde o ano passado planejávamos fazer uma aula no Observatório “Anwar Damha”, estamos aproveitando a oportunidade. “O Observatório e o Planetário possibilitam aos estudantes vivenciar o conteúdo teórico com a experiência prática de observar os astros”, acrescenta Salvador.
Mais de 40 alunos participaram da sessão, muitos não conheciam o local, assim como a estudante Olívia Morano Santos de 8 anos, que adorou as naves espaciais do filme e o momento em que o projetor simula o céu estrelado. “Muito legal, parece que a sala está girando, é como um filme 3D sem os óculos”, revela.
Planetário
O Planetário “Dr. Odorico Nilo Menin Filho” tem capacidade para 90 pessoas, são projetados, no teto em formato de cúpula, filmes sobre astronomia e educação ambiental, com cerca de 40 minutos de duração.
Durante a semana as sessões, com no mínimo 40 pessoas, devem ser agendadas pelo e-mail: agendamento@cidadedacriancaprudente.com.br, no valor de R$10,00 por pessoa. Aos domingos a sessão é gratuita e aberta ao público sem agendamento às 15h.
Observatório
O Observatório “Anwar Damha” é equipado com os telescópios MEADE LXD 55 e LXD, o espaço possibilita a difusão de temas ligados a astronomia e proporciona o diálogo e a apreciação dos astros, em caso de céu encoberto ou tempo chuvoso a observação é cancelada.
A observação é gratuita, aberta ao público toda quinta-feira e também aos sábados, das 19h às 22h, não é necessário agendar, a observação é orientada pelo planetarista da Cidade da Criança.