Dia 9 de setembro é comemorado o Dia do Veterinário
Com data celebrada no dia 9 de setembro, o médico veterinário, profissional responsável por cuidar da saúde animal, pode atuar tanto com espécies de estimação ou silvestre, em laboratórios ou zoológicos, exercendo nas três principais áreas: saúde pública, produção animal e vida cirúrgica.
Desde 2014 na Cidade da Criança, a veterinária Vânia Rabello Leonel realiza trabalhos de manejo das espécies, estudos de reprodução, e conservação de animais silvestres do zoológico. Todos os dias, pela manhã, faz a vistoria nos recintos e transcreve para as fichas todas as informações colhidas.
Quando necessário faz cirurgias, e em caso de óbito, a profissional é também responsável pelo procedimento de necropsia e seguimento nos trâmites indispensáveis. “Sempre que há algum animal doente, verifico os sintomas, faço o atendimento necessário, confiro a medicação e ração que estão sendo oferecidas e vejo o que pode ser mudado ou melhorado”.
Dona de quatro gatos e dois cachorros, trabalhar na Cidade da Criança é o local ideal para sua realização profissional, pois tem a oportunidade de cuidar de animais de pequeno porte e silvestres; “como convivi parte da minha infância na fazenda do meu pai, não me via em outra função”, relatou Vânia.
Regulamentação da profissão
Foi no dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão. Porém, escolas de veterinária já existiam no Brasil, desde 1910.