Dia da Terra reforça a importância de conservar e preservar o meio ambiente

22/04/2018

O Dia da Terra, celebrado em todo o mundo em 22 de abril, é uma data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para servir de lembrete sobre a importância da preservação e da conservação do meio ambiente.

 

O coordenador de políticas ambientais da Cidade da Criança, Bruno Minini Lage Fernandes, comenta que é uma oportunidade de reafirmar a condição do homem como preservador e conservador do meio ambiente. “O Dia da Terra tem o intuito de levar-nos a refletir sobre a exploração dos recursos naturais de forma insustentável e como isso acarreta em consequências sérias para o meio ambiente e para a sobrevivência futura da fauna, flora e do próprio ser humano”.

 

Bruno também destaca que a data ressalta os “bons exemplos de desenvolvimento sustentável, de reuso e reciclagem de materiais, potencialmente poluidores, além de nos levar a repensar o que temos feito para tornar o ambiente que nos cerca menos impactante”, completa.

 

A Cidade da Criança ocupa uma extensa área verde, são 174 hectares, sendo 104 de Mata Atlântica quase inexplorada. O contato com a fauna nativa e com o plantel de animais do zoológico proporciona uma imersão no ambiente. “O Parque Ecológico recebe excursões agendadas para passeios guiados por profissionais capacitados que passam as informações sobre os animais, e sua importância no meio ambiente”, comenta Bruno.

 

Além disso, o parque com uma bióloga, uma médica veterinária e uma zootecnista, que garantem o suporte técnico para os visitantes sempre que solicitadas. Outros mecanismos de conscientização ambiental são as placas e cestos de lixo, que alertam para o descarte correto dos resíduos. “A Cidade da Criança realiza a separação dos materiais recicláveis, que são direcionados para a COOPERLIX”, destaca o coordenador.

 

Atitudes simples e comuns no dia a dia de qualquer pessoa podem ajudar a minimizar os impactos ao meio ambiente. “Apagar as luzes após utilizar, desligar aparelhos eletrônicos da tomada para evitar o modo “stand by”, separar resíduos orgânicos e recicláveis, e encaminhá-los para a destinação correta, adotar telhas transparentes promove a iluminação natural de ambientes e diminui o uso de energia elétrica. Por fim, o uso racional da água, ao fechar torneiras e evitar lavar calçadas diariamente, são apenas alguns exemplos de atitudes que fazem a diferença”, completa.

 

O Dia da Terra foi criado pela ONU em 2009 para promover a harmonia com a natureza e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente. A data foi idealizada pelo senador Gaylord Nelson, após um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. No dia 22 de abril, 20 milhões de pessoas saíram às ruas nos Estados Unidos para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. O resultado da ação, que uniu democratas e republicanos, foi a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

Faça um Comentário




Voltar Topo