Emas e araras são exemplos de cuidados paternos entre os animais
11/08/2018
Considerada a maior ave brasileira, a ema também se destaca por seu instinto paterno, o macho da espécie choca os ovos e cuida dos filhotes após o nascimento. Para celebrar o Dia dos Pais, comemorado neste dia 12 de agosto, vamos conhecer exemplos excelentes papais entre as aves?
O Parque Ecológico Cidade da Criança abriga nove emas (Rhea americana), tanto machos quanto fêmeas. Durante o período de acasalamento o macho forma um harém com cinco a seis fêmeas, e, é ele quem faz o ninho.
“O macho dança e canta para elas, depois que as fêmeas botam os ovos ele recolhe-os, afasta as fêmeas, e choca os ovos durante quase 40 dias. Quando nascem é ele também que cuida sozinho dos filhotes, defendendo-os de predadores”, conta a bióloga Isabela Alves de Lima Sakita.
Outro exemplo de instinto paterno protetor é a arara, o aviário “Morada dos Pássaros” abriga araras canindés, vermelhas e tricolores, um macho da espécie canindé já reproduziu no zoológico, e tem três filhotes.
As araras formam casais para a vida toda, a bióloga explica que o macho oferece suporte para a mãe durante o tempo de incubação e ajuda no cuidado dos filhotes. “Ele ajuda a alimentar os filhotes, a fazer ou encontrar o ninho, assim como ajuda a mãe a se alimentar, além de proteger o ninho contra predadores”.
Dia dos pais no Parque Ecológico
12 de agosto de 2018
Pesca de tilápia: gratuito, das 8h às 16h (horário especial);
Praça de alimentação: Restaurante e lanchonete;
Brinquedos elétricos: 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30;
Zoológico: gratuito, 9h às 17h.
Parque Aquático: Fechado para manutenção.