Equipe do Hospital Veterinário prepara Festa Junina para animais do zoológico
23/06/2017
Os animais do zoológico do Parque Ecológico Cidade da Criança também entrarão no clima de Festa Junina. A equipe do Hospital Veterinário realizará a entrega de alimentos típicos da festividade, que servem como enriquecimento ambiental e também para aquecer o plantel neste período mais frio do ano.
De acordo com a bióloga Isabela Alves de Lima os psitacídeos, como as araras, papagaios, calopsitas e periquitos irão receber amendoim, milho-verde e pipoca. “O milho é estourado na água, sem óleo ou sal, para não prejudicar a dieta das aves”, conta Lima.
O bugio-preto ‘Remi’ e as araras receberão milho-verde cozido. “A intenção é oferecer o alimento morno para ajudar a aquecer os animais nesta época mais fria do ano”, revela a bióloga.
“A alimentação dos animais muda gradativamente devido às alterações no clima, o amendoim é mais gorduroso e eles estão acostumados a comer, já o milho-verde e a pipoca serão uma experiência nova”, acrescenta Lima.
Além da alimentação rica em gordura, alguns animais do plantel, como o gato-mourisco ‘Logan’, já receberam cobertores para ficarem mais aquecidos neste outono e inverno.
Todas as alterações na rotina do plantel do zoológico funcionam como enriquecimento ambiental, técnica que visa o bem-estar dos animais. “As atividades tem o objetivo de estimular comportamentos naturais de cada espécie e evitar comportamentos estereotipados desenvolvidos, por exemplo, pelo estresse”, cita a bióloga.
Para ambientar os recintos no clima de arraial, o zoológico será decorado com bandeirinhas, a Festa Junina dos animais será junto com o ‘Arraiá Cidade da Criança’, neste domingo (25), a partir das 13h30.
‘Arraiá Cidade da Criança’
A Festa Junina do Parque Ecológico é aberta ao público das 13h30 às 16h30, gratuita, com distribuição de pipoca, algodão-doce e amendoim, além da decoração e músicas temáticas o ‘arraiá’ terá ‘Espaço Fazendinha’, local ambientado para fotografias, brinquedos elétricos e infláveis, apresentação da Quadrilha da Paróquia São Pedro e o Musical Sitio do Picapau Amarelo.