Especial Zoo: Anhuma possui espinho córneo sem função aparente

18/01/2017

A Anhuma (Anhima cornuta) é uma ave típica da região Amazônica, mas que pode ser encontrada no nordeste, centro-oeste e sudeste do Brasil. Curiosamente a espécie possui um espinho córneo na cabeça que não possui função conhecida.

 

Com cerca de 80 centímetros e pesando em média 3,5 kg, a ave de cor preta com plumagens brancas também chama atenção pelos enormes dedos. “O tamanho facilita a locomoção em regiões alagadas, já o espinho córneo ou espiculo, se assemelha a uma cartilagem, não possui uma função aparente, sendo apenas estético”, explica a bióloga da Cidade da Criança Isabela Alves de Lima.

 

“Outra curiosidade são os esporões nas pontas das asas, que só aparecem quando abertas e servem de defesa”, completa a bióloga. Apesar de não constar na lista de animais ameaçados de extinção, a anhuma não é facilmente encontrada na natureza, já que o número de animais está decaindo.

 

O aviário “Morada dos Pássaros” no Parque Ecológico Cidade da Criança abriga um espécime desde 2007, a ave foi trazida para o zoológico após ser apreendida de um estabelecimento sem permissão para abrigar animais em cativeiro. O Parque Ecológico é aberto para a visitação de terça a domingo das 9h às 18h, a entrada é gratuita.

Faça um Comentário




Voltar Topo