Especial Zoo: Cervo Sambar pode saltar facilmente até 2 metros de altura

17/08/2017

Os Cervos Sambar (Rusa unicolor) do zoológico do Parque Ecológico Cidade da Criança são originários da Ásia e Indonésia, animais herbívoros que conseguem saltar até mais 2 metros de altura.

 

‘Rudolph’, único macho não castrado do grupo de cervos sambar do zoológico “é mantido separado das fêmeas para controle do número de nascimentos. No último dia 07 de agosto, ele se tornou papai”, comenta a bióloga Isabela Alves de Lima.

 

Ao todo o grupo é formado por 24 cervos, contando com o bebê, que recebeu o nome de ‘Bambi’. “O filhote e a mãe estão bem, um espécime de cervo sambar pode viver até 25 anos, o período de acasalamento ocorre na estação seca e os filhotes nascem no período de chuva”, conta Lima.

 

O macho, ao atingir maturidade sexual, realiza a troca de chifres anualmente, antes do próximo acasalamento, os chifres já estão grandes novamente. “Os machos brigam entre si apenas em épocas reprodutivas, normalmente passam o dia forrageando ou em repouso”, revela a bióloga.

 

São animais diurnos que vivem isolados ou em pequenos bandos, possuem coloração marrom avermelhada e os machos podem ser diferenciados das fêmeas pela presença de chifres.

 

Faça um Comentário




Voltar Topo