Especial Zoo: Conheça as características das tartarugas do Parque Ecológico
16/03/2017
O zoológico do Parque Ecológico Cidade da Criança abriga duas espécies de tartaruga que encantam crianças e adultos pelo comportamento semiaquático, são as popularmente conhecidas Tartaruga Tigre D’água e Tartaruga-de-orelha-vermelha.
A tartaruga tigre d’agua brasileira (Trachemys dorbigini) são normalmente encontradas no Rio Grande do Sul, Uruguai e nordeste da Argentina, em rios ou lagos de água lenta. Enquanto que a Tartaruga-de-orelha-vermelha (Trachemys scripta) é nativa dos Estados Unidos.
De acordo com a bióloga Isabela Alves de Lima as tartarugas “são animais ectotérmicos, ou seja, o ambiente externo faz com que haja a variação de temperatura corporal, sendo assim, dependem do Sol para se aquecerem”.
“Elas precisam tomar Sol diariamente, tanto para regulação de temperatura corporal como para produção de vitamina, como a maioria dos animais. O Sol ajuda na síntese da vitamina D3 que faz a assimilação do cálcio que ajuda na formação de ossos e carapaça do animal”, completa Lima.
Os adultos podem medir de 30 a 35 centímetros de comprimento, sendo que as fêmeas são geralmente maiores do que os machos. Os filhotes medem cerca de 3 centímetros logo que eclodem do ovo, elas podem viver em média 30 anos.
As tartarugas do zoológico da Cidade da Criança seguem uma dieta balanceada, desenvolvida pela equipe técnica do Hospital Veterinário do Parque Ecológico, que inclui carne, ração, e ocasionalmente, tenébrios e folhas verdes.
Existem registros da existência de tartarugas na Terra há 200 milhões de anos, elas sofreram algumas seleções físicas “como o número de vértebras reduzido, costelas fundidas que acabam por formar a carapaça e desaparecimento de dentes. As tartarugas marinhas, por exemplo, tiveram sua carapaça selecionada pelas mais hidrodinâmicas e membros selecionados para serem nadadeiras e glândulas de sal”, salienta a bióloga.
Tartaruga ou jabuti?
O termo ‘tartaruga’ é atribuído popularmente às espécies de hábitos aquáticos ou semiaquáticos, enquanto que ‘jabuti’ se refere àqueles terrestres. Mas no geral o termo tartaruga é usado para unir todos os animais do grupo dos quelônios.
As tartarugas podem ser visitadas no tanque de água doce do aviário, de terça a domingo, das 9h às 17h, o local abriga, além de aves, pequenos animais como os jabutis, o gato mourisco, os cachorros-do-mato e a jiboia. A entrada é gratuita.