Especial Zoo: Jabuti com mancha em formato de coração ganha o nome de Romeu
18/01/2017
O zoológico do Parque Ecológico Cidade da Criança abriga cerca de 30 jabutis, das espécies: tinga, piranga e vermelho, entre eles um jabuti piranga (Chelonoidis carbonaria), chama a atenção, pois tem uma mancha no casco em formato de coração.
De acordo com o tratador Júlio César da Costa, assim que a equipe do hospital veterinário percebeu a mancha o animal recebeu o nome Romeu. “Nós brincamos que ele é o animal mais romântico do recinto, por isso escolhemos esse nome”, conta.
A bióloga Isabela Alves de Lima explica que o casco é a junção entre a carapaça (que é a parte de cima do jabuti) e o plastrão (que é a parte de baixo do casco), “fazendo parte do sistema ósseo do animal, sendo considerado um exoesqueleto”.
As manchas são irregulares e não padronizadas. “As manchas ajudam na identificação dos jabutis conforme sua espécie. Cada indivíduo tem um padrão de mancha próprio, porém não ajuda a identificar indivíduo por indivíduo porque os padrões possuem diferenças muito pequenas para percebermos imediatamente”, revela.
O animal recolhe-se dentro do casco quando se sente ameaçado. “O casco serve como um modo de proteção para o restante do corpo e órgãos do animal, sendo resultado de aproximadamente 200 milhões de anos de evolução”, conta a bióloga.
O jabuti Romeu pode ser visto no zoológico da Cidade da Criança, aberto para visitação de terça a domingo das 09h às 18h, entrada gratuita.