Estudantes de Zootecnia realizam aula prática no Parque Ecológico
26/05/2016
Os alunos do terceiro termo de Zootecnia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) visitaram no dia 24 de maio, o Parque Ecológico da Cidade da Criança. Os vinte seis estudantes acompanhados pela professora Sheila Firetti conheceram a estrutura do zoológico, da fazendinha e do hospital veterinário.
De acordo com a professora Firetti, organizadora do passeio, a visita é realizada todos os anos sempre com os alunos do terceiro termo. “É uma aula prática da disciplina Bioclimatologia, com o objetivo de conhecer o manejo realizado com os animais em razão das mudanças climáticas”, conta.
A visita contemplou o aviário, zoológico, além da oportunidade dos estudantes conhecerem a cozinha do hospital veterinário. Segundo Isabela Alves de Lima, bióloga, a alimentação dos animais é balanceada visando suprir as necessidades de cada espécie. “Nos períodos mais quentes a dieta é baseada em frutas que possam refrescá-los, como melancia e melão, já no frio ocorre uma mudança na composição da dieta onde oferecemos alimentos mais gordurosos como amendoim, coco, semente de girassol”, explica Lima.
O estudante Emerson Ferreira de Oliveira, 23, aproveitou o passeio para aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, sobre animais selvagens. “Essa é uma área da zootecnia pouco explorada, a especialidade me agrada pela diversidade de animais, e a oportunidade de entender o funcionamento de um zoológico em minha própria cidade”, revela.
As dúvidas mais frequentes entre os visitantes eram relacionadas à adequação dos recintos para cada espécie. “Estamos em processo de estudo para a implantação de um novo viveiro para a jiboia, a fim de auxiliar na termorregulação da serpente, além disso, outros recintos contam com aspersores que refrescam os animais no verão e quebra-ventos que os protegem no frio”, explica Vivaldo Lauro Langhi Netto, coordenador do Hospital Veterinário.
Serviço
O Parque Ecológico da Cidade da Criança fica aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Para agendar uma visita guiada entre em contato pelo telefone 3902-9333.