Estudantes de zootecnia realizam visita ao Parque Ecológico

20/03/2019

Os estudantes de zootecnia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) visitaram o zoológico e a cozinha do hospital veterinário sob a supervisão da zootecnista, Glenda Rosa Siqueira Santos, na tarde de ontem (19).

 

A visita  educacional faz parte do conteúdo programático do terceiro termo de zootecnia da disciplina Bioclimatologia, ministrada pela professora Sheila Firetti. “Todos os anos procuro realizar esse passeio, pois é uma forma de apresentar na prática o manejo de animais, voltado ao bem-estar térmico”, conta Sheila.

 

A professora acrescenta que o objetivo principal é que os alunos conheçam as formas utilizadas pela equipe do hospital veterinário do Parque Temático Cidade da Criança para minimizar o estresse térmico. “O trabalho do zootecnista com animais silvestres, em especial atuando em zoológicos, é pouco explorado, por isso essa é uma oportunidade valiosa para a formação”, diz.

 

O passeio contemplou o zoológico, onde os estudantes puderam ver os recintos, e as bandejas de alimentos oferecidas aos animais, e o hospital veterinário, onde os alunos conheceram a sala de rações e a quarentena.

 

“A dieta dos animais é elaborada com base em ração, e são acrescentadas frutas, sementes, folhas, entre outros ou carne para os carnívoros. Tudo depende das necessidades de cada animal e do objetivo, ou seja, no verão a dieta é mais leve e refrescante e no inverno, mais calórica ”, explica a zootecnista Glenda Rosa Siqueira Santos.

 

Para amenizar o estresse térmico durante o calor, por exemplo, o plantel recebe sorvetes, além da refeição regular. “Oferecemos sorvetes de frutas ou carne, só colocamos os alimentos na água e congelamos, assim os animais se distraem enquanto comem e também ajuda a refrescá-los. Outra medida são os aspersores, pequenos chuveiros instalados em cima dos recintos, que são ligados em dias muito quentes, simulando a chuva”, finaliza a zootecnista.

 

Serviço

O Parque Ecológico da Criança fica aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Para agendar uma visita guiada entre em contato pelo telefone 3902-9333.

Faça um Comentário




Voltar Topo