Funcionários da Cidade da Criança participam de treinamento na tirolesa

Durante todo o dia desta quarta-feira, 16 de setembro, cerca de 10 funcionários do Complexo Turístico Cidade da Criança passaram por treinamento de manutenção e segurança da tirolesa, ministrado pelo grupo Mata Virgem Ecoturismo. O objetivo da ação foi recapacitar funcionários que já têm experiência com a atividade de aventura, e treinar novos monitores.

 

Pela manhã, aconteceu aula teórica no Observatório Anwar Dahma para (re)conhecimento de equipamentos. Já no período vespertino, foi realizada prática intensiva com treino específico, que incluiu simulações de imprevistos, priorizando o tripé: segurança, estrutura e treinamento humano. Ao final, os funcionários realizaram prova, com certificado aos aprovados.

 

De acordo com o bombeiro civil e também instrutor da equipe, Clodoaldo Reis, a cada seis meses o curso é realizado para a qualificação profissional, onde  ao final é encaminhado relatório à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); “a Cidade da Criança segue as normativas de segurança NBR ISO 21101 e SGS que abrangem atividades de aventura”, ressaltou.

 

Iniciante na área, conforme a funcionária Érica dos Santos Feitosa a atividade é uma novidade, como também uma grande oportunidade para aprender mais sobre a prática; “as dicas de como interagir com o público e o aprendizado adquiridos foram essenciais”, disse.

 

Já em seu terceiro curso, Murilo Leonardo Lebedenko, responsável por ficar na plataforma de saída, disse que a aula é sempre um aprendizado extra exercido por profissionais; “mais uma vez me surpreendi e reforcei os cuidados necessários”, testemunhou o funcionário.

 

Normativas

No fim de 2014, passou a valer no Brasil a norma internacional ABNT NBR ISO 21101 – Turismo de Aventura – Sistemas de Gestão da Segurança (SGS), a empresas que promovem atividades ligadas ao turismo de aventura como as operadoras que oferecem pacotes turísticos e os fornecedores de equipamentos (capacetes, cordas, caiaques, mosquetões), por exemplo.

 

Faça um Comentário




Voltar Topo