Funcionários da Cidade da Criança recebem curso de atualização sobre salvamento aquático
Com diretrizes nacionais e internacionais, quatro funcionários da Cidade da Criança participam de curso de atualização sobre salvamento aquático. Com primeira etapa encerrada nessa quarta-feira, 23 de dezembro, o denominado Lifeguard da NAUI (National Association of Underwater Instructors) tem o objetivo de oferecer aos participantes operações preventivas a banhistas de áreas de recreação.
Conforme o instrutor Edson Souza, ao todo serão 60 horas de treinamento entre aulas teóricas, incluindo atualização da atividade, legislação aplicada, regras de segurança, aulas práticas de primeiros socorros, resgate, natação e salvamento aquático. “Exceto no dia de testes, pela manhã serão desenvolvidas aulas teóricas e práticas fora da piscina, e exercícios reais em piscinas e lagos no período da tarde”, ressalta o instrutor.
Segundo o profissional, o curso gera duas vertentes. A primeira é manter a aptidão para atuação preventiva, evitando possíveis acidentes e prestação de socorro em casos de emergências aquáticas. A segunda no que tange ao cumprimento da legislação vigente no país, a qual estabelece de forma genérica a responsabilidade objetiva por parte daquele que cria o risco, seja este um ente público ou particular.
Para o experiente André Vitor Souza, o curso de salvamento e APH (Atendimento pré-hospitalar) oferece melhor abordagem perante a vítima e somatória na vida profissional. “Leis são atualizadas frequentemente e sempre realizamos cursos para aprimoramento na Cidade da Criança”, opina.
O curso
O curso intensivo terá duas etapas: com primeira nos dias 21, 22 e 23 de dezembro; e segunda com datas programadas pós período de festas de fim de ano. Antes de participar, um dia antes o candidato deverá realizar teste, que vai de nado de 400m em 18 minutos em qualquer estilo a 50m de aproximação, resgate de peso de 4kg ao fundo da piscina.