Lago do Parque Ecológico Cidade da Criança recebe Sesc Verão 2018
28/01/2018
O Parque Ecológico Cidade da Criança recebeu neste final de semana, (27 e 28) atividades do Sesc Verão 2018. O Circuito Regional de Barco a Vela e o WoW – Walk on Water (caminhando sobre a água) desafiaram o equilíbrio e proporcionaram uma tarde diferente para os visitantes.
De acordo com o monitor de esportes do Ses Thermas Presidente Prudente, Daniel Yonashiro, o Sesc Verão oferece ao longo dos meses de janeiro e fevereiro diversas atividades esportivas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do esporte através da experimentação de diversas modalidades.
“Dentro do Sesc Verão criamos o Circuito Regional de Barco a Vela que proporciona aos participantes a experiência de velejar, tendo em vista que várias cidades da região possuem lago, rio ou represa para o lazer. Além disso, o iatismo possibilita o contato com a natureza, já que é necessário sentir a direção do vento e a força da água”, conta Yonashiro.
Os passeios a bordo de um barco a vela contavam com a supervisão de velejadores/instrutores e de Richard Andersen, o Dick, da Escola de Vela Dick Sail de São Paulo, velejador há 47 anos que leva junto com o Sesc o esporte para pessoas que nunca tiveram a oportunidade de praticar a modalidade.
“A grande maioria das pessoas que participa do Circuito nunca velejou antes. Essa é a quinta vez que participo dessa ação do Sesc para levar a Vela a cidades do estado de São Paulo”, conta Dick.
A dona de casa, Luzia Cristina Nespolo Corrêa e a filha Ana Klara Nespolo Corrêa, 17 anos, ficram sabendo por familiares que o Sesc verão ofereceria atividades gratuitas na Cidade da Criança e decidiram aproveitar.
“É a primeira vez que estou velejando, adorei a experiência”, conta a estudante. “Viemos com minha irmã, cunhado e uma amiga, iniciativas como essa são maravilhosas”, completou a mãe.
Caminhando sobre a água
Outra atividade gratuita apresentada aos visitantes foi o Walk on Water (caminhando sobre a água), chamado popularmente de WoW, que consiste em uma prancha fixada sobre pás que se desloca sem vento, remos ou propulsão, apenas com o movimento do praticante.
O equipamento foi criado por Wilson Menegucci Junior, morador de Presidente Prudente, que patenteou a invenção em vários países. “Quero que o mundo saiba que o brasileiro é criativo e inovador, sou grato ao meu pai por sempre me incentivar a estudar e ao Sesc por fazer esse lançamento”, conta.
Wilson se inspirou em peixes e outras criaturas aquáticas para desenvolver a prancha. “O stand up, por exemplo, necessita de um remo para a locomoção, a prancha de surf da onda e um barco de uma vela ou motor. A diferença do Wow é a possibilidade de andar sobre a água apenas com o corpo”, explica.