Mão-pelada resgatada após ser atropelada se recupera e ganha novo lar na Cidade da Criança
05/04/2019
A mão-pelada (Procyon cancrivorus) ganhou um novo lar no zoológico do Parque Temático Cidade da Criança, depois de ser resgatada pela Polícia Ambiental, vítima de atropelamento, e receber o atendimento do hospital veterinário do Parque Ecológico.
Diana, como é chamada pela equipe técnica do hospital veterinário e tratadores do zoológico, chegou ao Parque Temático em 16 de agosto de 2018. A médica veterinária Erica Silva Pellosi realizou o atendimento emergencial e conduziu todo o tratamento do animal.
“Ela estava com uma fratura no braço e na mandíbula e maxila, por isso passou por duas cirurgias para reparação. Permaneceu na quarentena durante o período de recuperação onde recebeu os devidos cuidados”, lembra a veterinária.
A mão-pelada ficou em observação, fora da área aberta para visitação pública na Cidade da Criança, por cerca de sete meses até estar totalmente recuperada. “Estipulamos que ela tenha uma idade um pouco avançada, por causa de evidências radiográficas e o tempo longo de recuperação”, conta Erica.
A veterinária acrescenta que o atropelamento ainda é uma das maiores causas de morte de animais silvestres, a Diana conseguiu ser resgatada, mas, infelizmente, não voltará à natureza. “Devido à gravidade das lesões que ela sofreu, acabou ficando com algumas sequelas, o que dificultaria muito o retorno dela à vida livre, tornando-a assim, muito vulnerável”, explica.
Mão-pelada
O mão-pelada é facilmente identificado pela mancha preta em formato de máscara em volta dos olhos, e a cauda anelada. Animal onívoro, no zoológico a Diana recebe frutas, flores, carne e ração de cães, habita a região, mas é raro em toda a sua distribuição.
O nome da espécie é inspirado no fato de não possuírem pelos nas patas dianteiras, o mão-pelada usa as mãos de maneira muito hábil para manipular alimentos, uma curiosidade é que eles lavam os alimentos antes de comer, são terrestres, mas escalam e nadam muito bem.
Para visitar a nova moradora do zoológico do Parque Temático Cidade da Criança é necessário contar com um pouco de sorte, pois o mão-pelada possui hábitos noturnos, passando a maior parte do dia dormindo. O Parque Ecológico é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h com entrada gratuita.