Parque Aquático Cidade da Criança recebe grupos de ginástica da terceira idade
Nesta sexta-feira, 24 de abril, o Parque Aquático da Cidade Criança recebeu a visita de 62 idosos pertencentes aos grupos de ginástica das Praças da Juventude “Lucas Nalini Paschoalin” e “Jaime Barbosa de Moura” e do Centro de Artes e Esportes Unificados Professor Samoel Brondi. Durante toda à tarde, os três grupos usufruíram das piscinas e se divertiram com muita disposição das gincanas propostas pelos monitores do Parque.
De acordo com o professor Waldemar Rigo, a ginástica na terceira idade além de melhorar a qualidade de vida pode ser a solução na prevenção de várias doenças, como obesidade, colesterol e hipertensão. “A autoestima dos idosos melhora muito, pois eles sentem-se capazes e independentes, superando pequenos desafios”, afirmou.
Dona de uma disposição de encher os olhos, Setsuko Faria, 62 anos, além de ter uma aparência saudável, pratica atividade física diariamente. “Dancei muito na piscina de onda e me diverti muito com as minhas amigas”, afirmou. Antes de pertencer ao projeto, dona Setsuko tinha colesterol e por encaminhamento da médica, iniciou as atividades no Centro. “Agora não tenho mais doença, nem dores nas costas e pernas, depois que aprendi ter disciplina”, garantiu.
Dentre uma atividade e outra, percebe-se que os idosos estão com cada vez mais vontade de viver e vencer as barreiras impostas pelo avanço da própria idade. “Hoje eu me sinto muito feliz em poder acompanha a alegria e disposição deles” comentou o professor.
Por que praticar atividades na terceira idade? A ginástica na terceira idade pode ser a solução na prevenção de várias doenças e tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida, principalmente se praticada cinco vezes por semana. A autoestima dos idosos melhora muito, pois ao sentirem capazes e independentes, produzem a sensação de bem-estar e estimulam a superação de pequenos desafios, evitando possíveis doenças como depressão, osteoporose, ligamentos e tendões fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação e a diminuição da coordenação motora.