Por que há tantos papagaios no aviário da Cidade da Criança?

14/08/2020

O número de papagaios no aviário chama desperta a curiosidade de visitantes durante um passeio pelo zoológico da Cidade da Criança. O local abriga 37 exemplares, todas as aves da espécie do plantel são oriundas de apreensões da Polícia Ambiental.

 

A bióloga Isabela Alves de Lima Sakita revela que de modo geral, as aves são os animais que mais sofrem com o tráfico. “Desse grupo 90% são passeriformes (canários, trinca-ferro, curiós, entre outros) e apenas 6% são psitacídeos, grupo que pertence os papagaios”.

 

A capacidade de reproduzir a fala humana torna os papagaios extremamente populares, o que estimula a retirada de filhotes ainda no ninho para o comércio ilegal de aves. O plantel conta com dois papagaios-galegos (Alipiopsitta xanthops), seis papagaios-do-mangue (Amazona amazonica) e 29 papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva).

 

“Um conjunto de características permitem aos papagaios imitar a voz humana, como anatomia do bico, controle da siringe (órgão similar às cordas vocais humanas e que todas as aves possuem), comportamento natural da espécie de usar o canto como forma de comunicação e capacidade intelectual elevada”.

 

Por enquanto a visitação ao local está suspensa, por conta da pandemia do novo coronavírus. A série ‘Bastidores do Zoo’, trás mais informações sobre os papagaios. O conteúdo fica disponível no Facebook Cidade da Criança Gov PP; Instagram @cidadedacirancapp e canal do Youtube Cidade da Criança Prudente.

 

 

 

 

Faça um Comentário




Voltar Topo