Setembro Amarelo: Escoteiro Guayporé realiza palestra sobre a prevenção do suicídio
16/09/2018
O grupo Escoteiro Guayporé promoveu neste sábado, (15), no auditório do Observatório da Cidade da Criança, uma palestra sobre a importância da prevenção do suicídio em alusão à campanha nacional “Setembro Amarelo”.
A palestra foi ministrada pela médica psiquiatra especializada em infância e adolescência, Mariana Milanezi Gomes de Luca, para os escoteiros com idade entre 11 e 21 anos. A exposição abordou conceitos de suicídio, formas de prevenir, dados, fatores de risco e o que fazer ao identificar o comportamento suicida.
A psiquiatra destacou que a tentativa de suicídio ou pensar em morrer é um alerta para pedir ajuda, a vergonha e o preconceito ainda são as maiores causas para as pessoas não procurarem tratamento. “Não podemos encarar o suicídio como uma maneira de chamar a atenção, tentar tirar a própria vida é um pedido de socorro”.
Os jovens foram instruídos a praticar a empatia, ao se colocar no lugar do outro, o indivíduo torna-se mais compreensível. “É importante que vocês saiam daqui capazes de identificar o comportamento suicida e se tornem aptos a ajudar o próximo”, acrescenta Mariana.
O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no mundo, o conhecimento dos principais fatores de risco e sinais de alerta pode ajudar na prevenção. “O Brasil é o oitavo país em numero de suicídios, mas a subnotificação decorrente do estigma entre os próprios familiares esconde os reais dados”, comenta.
De acordo com o presidente do grupo Escoteiro Guayporé, Marcelo Costilho Jorge a palestra é importante para formar a criança e o jovem em meio a uma sociedade que imprime responsabilidades desde muito cedo. “Essa conversa com a psiquiatra foi fundamental para fornecer às crianças e aos pais, informações básicas para que eles possam enfrentar essas dificuldades”.
“Esse conhecimento ajuda a formar jovens pensantes, líderes que possam mudar a sociedade com ações boas, através dos valores que constituem o escotismo, defendidos pelo fundador Baden Powell”, completa Marcelo.
Setembro Amarelo
A campanha nacional “Setembro Amarelo” surgiu em 2014 com foco na prevenção do suicídio a fim de alertar a população a respeito da realidade desse problema. A campanha é promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Durante o mês de setembro a Associação Prudentina de Psiquiatria promove ações e palestras com diversos grupos, com o objetivo de levar ao público o tema e conscientizar sobre a importância de falar sobre suicídio. O site www.campanhasetembroamarelo.com.br disponibiliza orientações para quem procura ajuda e maneiras de prevenir.
Gratidão
Como forma de agradecimento pela contribuição à formação dos jovens membros do Guayporé, a psiquiatra Mariana de Luca recebeu um lenço escoteiro, sinal de amizade e conexão permanente com o grupo.