Surucucu-do-pantanal é devolvida à natureza, após ser capturada em uma casa pelo Corpo de Bombeiros

11/03/2021

A equipe do hospital veterinário da Cidade da Criança realizou a soltura de uma surucucu-do-pantanal (Hydrodynastes gigas), encaminhada pelo Corpo de Bombeiros, após ser resgatada em uma casa em Presidente Prudente.

 

A serpente foi mantida em observação para determinar se estava apta a retornar ao habitat natural. A veterinária Érica Silva Pellosi realizou o atendimento do animal, a identificação da espécie e constatou que era possível o retorno à natureza.

 

“Está se tornando cada vez mais comum o aparecimento de animais selvagens em residências, tanto pelo desmatamento, quanto pela aproximação do ser humano a áreas de mata. Essa espécie tem o hábito de viver em áreas alagadas, o que por vezes faz com que se desloque pelo sistema hídrico, podendo adentrar as casas por esse meio”, explica Pellosi.

 

A espécie alimenta-se de peixes, rãs e pequenos roedores. Não é peçonhenta, e pode medir em média 2,5 metros. Para a soltura da surucucu-do-pantanal foi escolhido um local, em uma área de mata, próxima a um lago, adequado para atender as necessidades da espécie.

 

A bióloga Isabela Alves de Lima Sakita e a tratadora Clariza Chaia Arouca participaram da ação para que todo o procedimento fosse realizado em segurança para o animal e também para os profissionais envolvidos no atendimento. 

 

“É importante lembrar que ao encontrar uma serpente ou qualquer animal silvestre em casa ou na área urbana, acione a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros para que seja realizado o manejo adequado e a destinação correta do animal a algum órgão competente ou até o habitat natural” finaliza a veterinária.

 

 

Faça um Comentário




Voltar Topo