Especial Zoo: Teiús do Parque Ecológico encantam visitantes na Cidade da Criança
11/01/2017
O Parque Ecológico Cidade da Criança conta com diversas atrações, o zoológico, por exemplo, abriga mais de 130 aves e animais silvestres como hipopótamos, lhama e cachorros-do-mato.
Além dos animais que vivem em recintos e recebem tratamento especializado da médica veterinária, da bióloga e do zootecnista, o Parque Ecológico, formado por 172 hectares, sendo 104 de Mata Atlântica, proporciona aos visitantes a aproximação com animais de natureza livre, como macacos-prego, quatis, e capivaras.
Com a chegada das estações quentes, a novidade é o aparecimento frequente de teiús. “Os lagartos do gênero Tupinambis, conhecidos como teiú, são os únicos lagartos que conseguem regular sua temperatura corporal conhecido pela ciência. São animais sazonalmente endotérmicos”, explica a bióloga Isabela Alves de Lima.
O teiú habita desde o sul da Amazônia até o norte da Argentina, pode atingir até 2 metros de comprimento, é o maior e mais comum lagarto do Brasil. “O animal é conhecido por sua agressividade, se atacado pode desferir golpes com a cauda ou morder”, revela Lima.
Alimentam-se de frutas, pequenos animais, insetos e ovos. Visando o bem estar dos animais e dos visitantes é expressamente proibido oferecer alimento ou tocar em qualquer animal do zoológico, assim como os outros animais silvestres de natureza livre que frequentam as instalações do parque.