Tratadores do zoológico da Cidade da Criança participam de palestra

28/07/2016

A equipe do hospital veterinário da Cidade da Criança realizou na tarde de ontem, 27, uma palestra sobre Biossegurança e Zoonoses Ocupacionais, ministrada pela médica veterinária do parque Lilian Gonzalez Bonifácio, a exposição foi dedicada aos tratadores do zoológico do Parque Ecológico.

 

De acordo com a veterinária, higienizar corretamente as mãos depois do contato com os animais e principalmente antes de ingerir qualquer alimento é a principal maneira de evitar a transmissão de zoonoses. “Nós estamos mais propensos a determinadas doenças, como tuberculose, tétano, botulismo, carbúnculo, raiva, salmonelose e toxoplasmose, por exemplo, porque trabalhamos diretamente com animais”, explica Bonifácio.

 

O tratador, Augusto Oliveira destacou a importância da prevenção. “É essencial conhecer os riscos a que estamos expostos durante um dia de trabalho, além disso, a palestra foi uma oportunidade para saber como as doenças agem nos animais”, conta.

 

A palestra abordou também o uso correto dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) durante a limpeza dos recintos ou para entrar em contato com materiais biológicos. “Os profissionais são orientados a utilizar luvas, máscara, calça, botas e blusa de manga longa, a fim de proteger e evitar possíveis transmissões”, finaliza Bonifácio.

 

O objetivo da equipe é oferecer palestras ao público interno e externo ao menos uma vez por mês. “Essa palestra faz parte de um projeto que tem o intuito de capacitar os tratadores para melhorar a relação deles com os animais e para aprimorar o trabalho desenvolvido por eles”, revela Vivaldo Lauro Langhi Neto, coordenador do hospital veterinário.

 

 

Faça um Comentário




Voltar Topo