Trilha Ecológica da Cidade da Criança é primeiro ponto turístico do Brasil que foi captada com tecnologia Binautour
Com o objetivo de inovar, a startup Binaulab Audio 3D escolheu a Trilha Ecológica da Cidade da Criança para desenvolver seu projeto de Captação Binautour, através do áudio binaural, uma técnica utilizada para imitar a audição humana junto com a tecnologia do Google Street View.
A Trilha Ecológica da Cidade da Criança é o primeiro ponto turístico do Brasil que foi captada com essa tecnologia. A idéia precursora de unir os dois projetos foi da professora da UNESP Arlete Meneguete. O desenvolvimento do projeto para o áudio durou cerca de dois anos, já as imagens foram usadas através de uma programação pré-existente pelo Google Street View. “Para a edição dos áudios e imagens foram necessárias seis horas de trabalho para uma trilha de 15 minutos”, garantiu Pablo Coitino, idealizador da empresa Binaulab junto com Charles Moreira Junior e Caio Pedrini. O microfone binaural foi posicionado em um suporte para que pudesse captar o áudio do ambiente de forma original.
“Escolhemos a Cidade da Criança por ser um cartão postal de Presidente Prudente, e como o projeto está voltado para o turismo, nada melhor do que começar por aqui”, revelou Rodrigo Mongeroti, aluno do 5° ano de Engenharia Cartográfica da UNESP.
Além de atingir diversos públicos com a possibilidade de oferecer a sensação de estar imerso em um local sem sair de casa, a ideia inicial foi atender os deficientes visuais, já que a tecnologia de áudio 3D permite que o indivíduo imagine-se no ambiente através da audição. “O áudio 3D só funciona com o uso de fones de ouvido”, garantiu Pablo.
De acordo com Adolfo Padilha, Diretor Executivo do Gepron, a iniciativa valoriza o Complexo Turístico. “Para o Parque é muito legal e mais uma vez essa escolha demonstra o potencial da Cidade da Criança como ponto de lazer e turismo em nossa região” afirmou.
A startup foi ingressa em outubro de 2014 na Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (INTEPP) sendo apoiada pelas universidades UNESP e UNOESTE e outras instituições como: SEBRAE, FIPP, Governo de Presidente Prudente e Associação Comercial e Industrial do município. “Dependemos muito do auxílio de investidores para dar continuidade ao nosso trabalho”, pontuou Pablo.
Sobre o Google Street View
Trata-se de um recurso do Google Maps e Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical, permitindo que os usuários vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível solo.
Veja e ouça como ficou essa experiência na trilha ecológica acessando: http://goo.gl/aWcIBu